Omexom Smart Technologies

Omexom acelera os seus processos com o EPLAN Cogineer

Como é que a Engenharia Automatizada também Acelera o Cálculo de Custos

A unidade de negócios Omexom Automation da Omexom Smart Technologies utiliza o EPLAN Cogineer de uma forma não convencional. O software é utilizado não só para a criação de esquemas mas também para a preparação de propostas, uma abordagem que oferece vantagens claras.

Quando se trata de automatizar processos contínuos, a unidade de negócios da Omexom Automation em Uedem, Alemanha, é o primeiro porto de escala para muitos fabricantes e operadores de instalações. É aqui que a Omexom Smart Technologies desenvolveu a sua perícia em tecnologia de automação, incluindo o fabrico de sistemas de comutação, para três setores: exploração mineira (incluindo, por exemplo, instalações de cascalho e areia), produção alimentar e tecnologia de água/águas residuais.

 


Um balcão único para tecnologias de automação complexas

A Omexom oferece a estas indústrias, tecnologias de automação complexas e soluções chave na mão, desde a conceção ao fabrico de armários, comissionamento e, se necessário, até uma infra-estrutura elétrica completa para a envolvente do edifício. Isto não é típico no mercado fragmentado da automação elétrica, mas é uma tradição para a Omexom. O local da empresa em Uedem fazia originalmente parte do grupo familiar Horlemann, que foi adquirido pela VINCI Energies em 2017, e com as suas muitas unidades de negócio é também um balcão único para planeamento e design. A marca Omexom para infra-estruturas energéticas faz parte da VINCI Energies, que por sua vez pertence ao grupo internacional VINCI, que tem um volume de negócios anual de cerca de 50 mil milhões de euros.

A tradição da Omexom Automation e os vastos recursos internos da empresa formam assim uma base sólida para um elevado grau de especialização em automação, especialmente para sistemas de instalações de engenharia de processos.


Sempre aberto à inovação

Outro atributo que se encontra ao longo da história da empresa é a sua abertura a novas ferramentas de desenvolvimento e planeamento. Thomas Willems, Diretor Geral da Omexom Automation, explica: "Quando, por exemplo, um fornecedor de software apresenta uma inovação, nós testamo-la. Por exemplo, a equipa de engenharia elétrica da Volker Hellmann tem vindo a utilizar o EPLAN Pro Panel para o desenho de armários de controlo tridimensional há quase dez anos. Os resultados são implementados numa escala 1:1 nas oficinas da empresa com um elevado grau de automatização - por exemplo, utilizando um sistema de processamento de chapa e sistemas móveis para pré-tratamento do fio. Ambos os sistemas obtêm os seus dados através da plataforma EPLAN, que a Omexom utiliza extensivamente.

Volker Hellmann (esquerda) e Thomas Willems (direita) implementaram uma ideia não convencional na Omexom: usar a macroengenharia elétrica com o EPLAN Cogineer desde o início para ajudar a preparar as propostas.

Do EPLAN P8 ao EPLAN Cogineer

A sua abertura à inovação também levou os engenheiros elétricos da Uedem a adotar o EPLAN Cogineer numa fase inicial - uma ferramenta de planeamento CAD que permite a geração automática de desenhos baseados em macros. O conceito e a sua implementação no local de trabalho apelaram imediatamente aos próprios. Hellmann: "A geração de esquemas automatizada com Cogineer oferece vantagens reais. Poupamos muito tempo. Além disso, não há risco de erros serem transmitidos devido à forma como as macros são mantidas. Esta é também a razão pela qual todos os dados de desenho estão sempre atualizados. E se um fabricante de componentes mudar um componente ou introduzir um novo, só temos de introduzir os novos dados uma vez, com um esforço mínimo".

A abertura à inovação levou os engenheiros a perguntar se esta geração automática de esquemas também faz sentido para o fabrico por contrato ou para projetos muito heterogéneos. A direção da Omexom responde a esta pergunta com um retumbante sim. Willems: "Os módulos funcionais tais como drives, sensores e fontes de alimentação são sempre idênticos, e criámos macros para eles. Diferenciamo-los de acordo com os três setores que são os nossos principais grupos-alvo. Por exemplo, para a tecnologia água/águas residuais, armazenámos componentes de vários fornecedores diferentes, uma vez que os nossos clientes nos dizem frequentemente quais os fabricantes. É por isso que as macros oferecem mais escolha nesta área".


Preparar uma oferta em metade do tempo

Numa abordagem típica para Omexom, os engenheiros elétricos não se contentaram com as vantagens habituais da geração de esquemas baseados em macros. Também abriram novos caminhos, implementando o EPLAN Cogineer ainda mais cedo, na fase de concurso.

Willems: "A ideia inicial era que iríamos adotar uma abordagem completamente diferente. Quando recebemos um pedido, já não utilizamos os nossos cálculos de custos habituais. Em vez disso, o departamento de engenharia simplesmente transfere os dados de especificação do pedido para o Cogineer. Nem precisa de conhecimentos especializados sobre o sistema CAD. Todos os requisitos do cliente são simplesmente introduzidos numa interface de configuração.

Este passo muito simples permite a criação automática de uma lista de materiais, que é transferida para o programa de cálculo de custos da Omexom através de uma interface XML. O programa fornece então o preço de oferta, que provou estar muito próximo dos custos reais na prática. Como tal, o EPLAN Cogineer já trabalha de forma muito fiável nesta fase e reduziu o tempo necessário para preparar uma cotação em cerca de metade.


Economia de tempo adicional no campo da engenharia elétrica

Quando o cliente aceita a oferta e coloca a encomenda, é poupado tempo adicional. Willems: "Podemos agora conceber projetos em tamanho real em cerca de dois ou três dias (antes, demorava até três vezes mais tempo). E o departamento de Compras pode começar a encomendar componentes imediatamente porque a lista de materiais já está disponível. Esta velocidade não só reduz os tempos de entrega, mas também é por vezes decisiva para a colocação de encomendas. Hellmann: "Nestes casos, não só temos a vantagem de ser capazes de conceber e fabricar rapidamente. Os clientes também apreciam o facto de lhes podermos mostrar os planos e pontos de vista dos seus projetos numa fase inicial.

Pro Panel e Rittal – Uma boa combinação

A Omexom tem confiado no EPLAN Pro Panel como ferramenta CAD e a Rittal como fornecedor para a construção de armários de controlo durante muitos anos. Willems: "Há duas razões pelas quais isto faz sentido. Os componentes da Rittal são armazenados no EPLAN Pro Panel com um nível muito elevado de qualidade de dados. Isto é um valor acrescentado para nós. Quando mudamos do sistema TS8 para o sistema de invólucro VX, por exemplo, simplesmente descarregamos as macros apropriadas. E, tal como nós, a Rittal oferece um programa completo de uma única fonte, incluindo acessórios para ar condicionado, por exemplo. Isto também facilita o planeamento e a conceção.


Homologação de tipo simplificada de acordo com a norma IEC EN 61439

No entanto, a velocidade da engenharia de armários de controlo não é a única preocupação da Omexom. A exatidão e o cumprimento das normas de conceção e desempenho são igualmente importantes. É por isso que a empresa leva muito a sério a norma IEC EN 61439, a norma de segurança para conjuntos de comutadores de baixa voltagem. Na realidade, a empresa adaptou os seus processos às exigências desta norma. Hellmann: "Uma das coisas que nos ajuda é o processo de planeamento integrado. Realizamos o desenho térmico do armário de controlo no RiTherm, transferimos estes dados para o EPLAN, integramos os componentes de climatização da Rittal e documentamos os cálculos térmicos de acordo com as normas. Para nós, estas são as vantagens claras da cadeia de valor integrada, tal como a oferecemos aos nossos clientes.

Assim, como tem sido frequentemente o caso, valeu a pena para Omexom testar e adotar novas ferramentas e forjar novos caminhos no processo. A integração no Grupo VINCI levou a inovação a um nível ainda mais elevado. Hellmann: "Temos muito diálogo com as nossas empresas filiadas, especialmente sobre o tema CAD. Isto leva-nos mais longe e podemos também transmitir o nosso know-how.