e-world-energiewende

Como é que a IA está a acelerar a transição energética

Para atingir mais rapidamente o objetivo de uma "sociedade totalmente elétrica", precisamos de verdadeiros pioneiros na implementação de soluções para a transição energética. As principais alavancas deste processo são a digitalização, a normalização e a automatização. Atualmente, a inteligência artificial também oferece algumas oportunidades radicalmente novas, quer seja na engenharia de instalações ou na expansão das fontes de energia renováveis. Na feira "Smarter E Europe" em Munique (Hall B5, Stand 310), a EPLAN e a Rittal mostrarão como a IA e as soluções baseadas em dados ajudarão as empresas no futuro. A nova plataforma de sistema RiLineX da Rittal é outro destaque. Esta acelera a instalação de soluções de distribuição de energia, resultando numa poupança de tempo de até 75%.
 

 

"A liderança em IA, combinada com uma grande experiência em software industrial, são as alavancas mais significativas para uma nova curva de crescimento e para a competitividade internacional das empresas industriais", diz o Professor Niko Mohr, membro do Conselho de Administração do Grupo Friedhelm Loh e CEO da Rittal International e da Rittal Software Systems. Ele acrescentou: "O futuro será impulsionado pela IA. A EPLAN e a Rittal são pioneiras e fazem avançar a automação industrial através da IA e mostram como esta tecnologia irá melhorar a engenharia mecânica, elétrica, de processos e de instalações no futuro." E é precisamente esta experiência que a EPLAN e a Rittal querem transferir para o setor da energia.
 

 

Estudos de casos concretos de projetos de IA em engenharia

Na feira Smarter E, estas duas empresas do Grupo Friedhelm Loh irão fornecer e apresentar soluções específicas para mostrar como a IA irá em breve ajudar os projetistas elétricos, engenheiros e planeadores do setor da energia a melhorar o seu trabalho diário de formas novas e inovadoras, por exemplo, na expansão de redes elétricas e sistemas de energia descentralizados. A EPLAN e a Rittal já elaboraram estudos de caso de projetos reais, como a geração assistida por IA de layouts de placas de montagem com base no Microsoft Azure OpenAI Service.

A EPLAN está a trabalhar com a Siemens numa extensa integração de ponta a ponta que irá digitalizar e automatizar todo o processo de engenharia no futuro. Na tecnologia de automação, por exemplo, é possível obter ganhos de eficiência consideráveis, como a redução do dispendioso tempo de conceção e planeamento.

As ferramentas assistidas por IA permitem que os programadores simulem uma variedade de cenários diferentes em apenas alguns segundos, algo que anteriormente demoraria dias ou mesmo semanas. Isto não só poupa tempo, como também melhora de forma significativa e consistente a qualidade dos resultados. A ambição e o objetivo são bastante claros: utilizar a IA nas soluções atuais para satisfazer os requisitos específicos das empresas de engenharia elétrica e para automatizar todo o processo de planeamento e conceção.
 

 

RiLineX: O futuro padrão na distribuição de energia

Existe também potencial para otimização em aplicações de transição energética através da melhoria da tecnologia do sistema de distribuição de energia. O novo RiLineX, uma plataforma de sistema de barramento de 60 mm da Rittal, acelera a produção de distribuição de energia na construção de painéis e fabrico de comutadores, de modo a que se possa poupar tempo até 75% durante a montagem.

Com uma abordagem de plataforma sistematizada, a empresa está a impulsionar a normalização internacional. Lançou uma rede de parceiros tecnológicos que estão a desenvolver componentes "eady for RiLineX" que podem ser diretamente ligados através de um sistema de clique ao quadro de distribuição.
 

Projeto de parceria para pilares de cobrança normalizados

A Rittal e a empresa de software EcoG também mostrarão como acelerar a expansão de torres e parques de carregamento. Será apresentado um "Powerblock" de segunda geração com caixas exteriores CS Toptec, que combina a experiência em sistemas da Rittal com o software e os componentes da estação de carregamento da EcoG . O Powerblock incorpora, assim, o plano de projeto conjunto para normalizar a infraestrutura central e de back-end para parques de carregamento de corrente contínua, acelerando assim a expansão deste importante elemento da transição energética.

 

Impulsionar a expansão com engenharia e colaboração

Para além da velocidade, a transição energética também exige eficiência e parcerias de colaboração entre ecossistemas. A Rittal e a EPLAN utilizam um projeto de "posto de transformação" padrão da indústria. Em contraste, outros projectos pré-concebidos mostram como o conceito de normalização estabelece as bases para a produção altamente automatizada de armários de controlo e postos de transformação completos.

Maior digitalização, normalização e automatização são as respostas para a escassez de mão de obra qualificada, enquanto o número de encomendas para a construção de parques eólicos e fotovoltaicos através de ligações à rede continua a aumentar. Ao mesmo tempo, é crucial trabalhar em conjunto como parceiros em diferentes ecossistemas e trocar dados sem problemas. Pensar em cadeias de valor e na plataforma EPLAN Cloud torna isto possível.