IWS GmbH

Armário de Controlo Projetado através da Nuvem

EPLAN eVIEW: Engenharia mais eficiente e sem papel

A empresa de construção de painéis e de engenharia de sistemas de comutação IWS utiliza a funcionalidade na nuvem para a sua engenharia elétrica. Sediada em Ichenhausen, Baviera, a empresa familiar com cerca de 70 empregados planeia, projeta e fabrica armários de controlo com foco em armários de controlo especializados. O EPLAN eVIEW permite à empresa partilhar e comentar o estado dos seus projetos de forma digital, segura e transparente. Isto oferece muitas vantagens, tanto dentro da empresa como para colaborar com os clientes.

Dados de alta qualidade em engenharia e continuidade digital de ponta a ponta são factores importantes para o sucesso na construção de painéis e na engenharia de armários de controlo. O software de engenharia EPLAN eVIEW demonstra os benefícios oferecidos pelos processos digitais para tornar este tipo de engenharia tão colaborativa quanto possível e para gerir os dados digitalmente na maior medida possível. Com o eVIEW, os esquemas criados no EPLAN podem ser aperfeiçoados na nuvem, com colegas de trabalho mas também entre empresas, com clientes e prestadores de serviços de terceiros. Os dados criados e enriquecidos na plataforma são fornecidos através da nuvem aos utilizadores, desde a engenharia ao fabrico e montagem, passando pelo serviço e manutenção. Assim, os dados do projeto podem ser visualizados e as alterações podem ser comentadas a partir de qualquer navegador web, independentemente da localização.

Engenharia deslocada para a nuvem

Particularmente no decurso dos serviços de conceção para a engenharia elétrica, mas também para o fabrico de armários de controlo, as novas possibilidades de comunicação e cooperação que o eVIEW proporciona já são tangíveis para a IWS. O Diretor de Design e Vendas da empresa, Stefan Glogger, explica: "Como prestador de serviços, ficamos satisfeitos quando mais engenharia é deslocalizada para a nuvem. Isto permite-nos ser mais consistentes e flexíveis quando trabalhamos digitalmente. Os clientes do setor da engenharia que são novos a trabalhar connosco através do eVIEW estão especialmente entusiasmados com as vantagens destes métodos de trabalho digitais". A IWS trabalha com clientes através da nuvem para a troca de esquemas, aceitações, aprovações e comentários, eliminando a necessidade de enviar planos em papel ou via PDF para trás e para a frente ou para coordenar alterações.

Manuseamento fácil de revisões

Em vez disso, os clientes recebem um link e trabalham diretamente no eVIEW, comentando a documentação na nuvem. Estes comentários são, então, imediatamente visíveis para a IWS e podem ser tratados diretamente. As perguntas podem ser respondidas de forma mais clara, mais rápida e com mais flexibilidade. "O estado de processamento é sempre transparente e inequívoco na última versão, incorporando todas as alterações", diz Glogger. "Planeamos levar isto ainda mais longe para que os métodos de trabalho digitais, sem papel ou PDF, também sejam estabelecidos para os nossos processos de fabrico". Thomas Michels, Diretor Sénior do EPLAN Cloud Business Software, vê claramente as vantagens dos métodos de trabalho suportados pela nuvem: "Muitas vezes, são os fornecedores de serviços de engenharia que concebem os armários de controlo, por exemplo, em nome de um fabricante de máquinas. Ao longo do projeto, há revisões repetidas, coordenação com o cliente e relatórios de estado. Todos estes estados provisórios nas suas últimas versões podem ser disponibilizados no ePulse para que todos os participantes e intervenientes tenham sempre acesso ao estado mais atual e uniforme através do eVIEW". Além disso, todas as aplicações EPLAN na nuvem estão agrupadas no ePulse. Como ferramenta individual, o eVIEW está disponível para todos os participantes do projeto ao longo de toda a cadeia de valor, assim que se tenham registado no ambiente de nuvem ePulse, que corre no Microsoft Azure. O pré-requisito técnico central é a utilização de uma versão atual da Plataforma EPLAN. A aplicação eVIEW pode ser utilizada a partir da Versão 2.8, enquanto a mais recente Versão 2.9 está disponível para download desde o início de 2020.

Fluxos de Informação Bem Estruturados

Como prestador de serviços, a IWS aprecia particularmente as chamadas funções de greenlining e redlining desta ferramenta de engenharia, que estabelece um fluxo estruturado de informação entre os participantes e permite aos projetistas manter o controlo dos seus esquemas e projetos. Glogger explica: "Com o greenlining, apenas o revisor vê o comentário. Com o redlining, o engenheiro de design também a vê, uma vez que uma notificação se torna visível no EPLAN. O desenhador pode então saltar diretamente para a página dos esquemas onde o comentário foi feito, fazer alterações e depois ajustar o estado em conformidade. Por sua vez, um técnico de electricidade pode acompanhar e compreender as alterações e ajustamentos".

Visão Transparente dos Processos na Nuvem

O EPLAN quer assegurar a segurança transparente dos dados dentro das aplicações na nuvem com o seu Trust Center, que se destina a satisfazer os requisitos industriais aos níveis de monitorização da plataforma, análise de ameaças e gestão de incidentes. A empresa diz que os sistemas e infra-estruturas serão continuamente monitorizados por uma equipa profissional que procura proativamente potenciais ameaças. Assim, uma equipa de operações de segurança conduzirá regularmente os chamados testes de penetração para analisar a segurança dos próprios sistemas e infra-estruturas da empresa, permitindo-lhes reconhecer potenciais vulnerabilidades numa fase inicial. A gestão de correções será também realizada regular e automaticamente para permitir uma resposta imediata às atualizações dessas correções, a fim de minimizar o risco de qualquer perda de dados. Em caso de interrupção do serviço, os utilizadores serão mantidos atualizados em tempo real através do Health Dashboard. Além disso, ePulse conta com a partilha de conhecimentos específicos com parceiros industriais e utilizadores para uma otimização contínua dos seus sistemas e serviços.

About IWS

Como fornecedor de serviços na construção de painéis e sistemas de comutação, a IWS projecta e fabrica anualmente até 1.200 armários de controlo, com enfoque em armários de controlo especializados. Cerca de 5% são concebidos internamente. Os clientes beneficiam de certificação de acordo com UL508A e também de uma aprovação UL698 Ex se necessário.

Engenharia de Armário de Controlo Integrado

De clientes individuais, a IWS recebe normalmente esquemas completos que foram criados com o EPLAN em mais de metade dos casos, mais uma lista completa de materiais.

Para além da folha de especificações, a engenharia do armário de controlo começa com o EPLAN Electric P8 como a ferramenta ECAD. Os desenhos elétricos são estruturados de acordo com as funções. O departamento de engenharia elétrica cria um diagrama de circuitos de várias linhas onde, se possível, tudo o que pertence à função está numa página de diagrama de circuitos: são criados códigos funcionais para o acionamento ou atuador/sensor a que pertencem peças adicionais do sistema de controlo, tais como entradas e saídas, que podem ser copiadas mais facilmente, mais tarde. Para manutenção posterior, isto torna mais fácil encontrar possíveis falhas, uma vez que algumas páginas claras que contêm toda a informação podem ser utilizadas. Stefan Glogger, Design Manager da IWS explica alguns dos aspetos funcionais sob os quais os esquemas podem ser melhor configurados: "O EPLAN também está a pressionar este método de trabalho, porque as funções podem ser bem estruturadas e geridas em macro projetos, os erros podem ser corrigidos centralmente e a cópia de desenhos mais antigos não tem lugar. Os técnicos de comissionamento podem passar com menos páginas esquemáticas e utilizar apenas a função em que estão a trabalhar, simplificando o comissionamento e a resolução de problemas.

"Uma vez concluído o esquema e aceite pelo cliente, a IWS utiliza os sistemas de etiquetagem de exportação e de etiquetagem comuns, tais como os da Phoenix Contact, Weidmüller ou Wago, para poder responder mais eficazmente às exigências do cliente.

Desenhos mais rápidos e mais exatos

A IWS cria desenhos de layout 3D no EPLAN Pro Panel e exporta ficheiros de padrões de perfuração para programar o centro de maquinagem, que processa os componentes do armário de controlo mecânico de forma totalmente automática. Glogger aprecia o software pela sua "profundidade e precisão de desenho, bem como pela sua velocidade". O pré-requisito para tal é que todos os dados necessários sejam armazenados na base de dados, como observa Glogger: "Apoiamos igualmente os clientes na implementação do Pro Panel. O trabalho principal é a atualização das suas bases de dados e a criação dos dados de que necessitam: padrões de perfuração e diagramas de ligação, por exemplo, de modo a poderem encaminhar os fios e poderem colocá-los imediatamente no gémeo digital e também emitir conjuntos de fios".

Os dados encaminhados em 3D podem ser importados para o software de cablagem CAD através de um plug-in, por exemplo. "Isso resulta em pelo menos 20% de economia de tempo para a cablagem, correcto empacotamento e utilização dos materiais terminais apropriados", diz Glogger.

Published in Elektro Automation 11/20 (Germany), Konradin Verlag