No trilho das novas tecnologias
A manutenção das vias férreas é um desafio altamente complexo. O que era feito por um grande número de pessoas com enorme esforço físico, nos nossos dias é produzido de um modo mais eficiente por veículos especializados na construção de ferrovias.
A manutenção das vias férreas é um desafio altamente complexo. O que  era feito por um grande número de pessoas com enorme esforço físico, nos  nossos dias é produzido de um modo mais eficiente por veículos  especializados na construção de ferrovias. Estas “maravilhas” da  mecânica/hidráulica são fabricadas pela PALFINGER – na sua elaboração  utilizamos os sistemas da plataforma EPLAN. Numa amena cavaqueira durante o pequeno almoço na  carruagem-restaurante. Desfrutando de diferentes paisagens, através de  túneis e pontes. Não fazemos ideia das enormes forças activas sobre os  carris quando um comboio expresso desliza a mais de 200km/h, requerendo  uma interacção suave de todos os componentes. Não só o veículo, mas  também todo o sistema de carris têm de encontrar-se em perfeito estado. A  segurança e ausência de problemas operacionais nas vias férreas  dependem do nivelamento e ajuste preciso dos trilhos, das condições dos  viadutos e pontes, assim como da correcta tensão das linhas aéreas.  Todos estes agentes devem manter-se em perfeitas condições. Nos dias de  hoje em que os comboios de passageiros tendem em atingir mais velocidade  e os de carga mais tonelagem, as necessidades de manutenção e inspecção  aumentam de forma correspondente. Por outro lado, menores intervalos na  manutenção implicam menos tempo para processar esse trabalho sem  perturbar a regular operação dos serviços de transporte. Inovações na manutenção das vias férreas
A manutenção das ferrovias é uma tarefa complexa. O transporte de pessoal e restantes materiais para onde é necessário é efectuado  através de gruas, plataformas elevatórias, equipamentos de inspecção a  pontes, posicionadores e manipuladores de linhas, assim como outros  elementos essenciais a esses veículos de manutenção. Aqui os carris  representam um desafio muito particular: Não raras vezes as linhas de  tracção encontram-se posicionadas sobre os carris, dificultando a acção  das gruas ou plataformas elevatórias, pelo que frequentemente têm de  realizar um “bypass”, ou como por exemplo aquando da renovação de postes  muito próximo dos carris. No caso de linhas de duas vias têm de  recorrer a medições técnicas por forma a assegurar que as gruas ou  plataformas elevatórias não invadam o espaço que pode originar a colisão  com um veículo que circule na via oposta. Já relativamente ao  equipamento de inspecções a pontes, a enorme mobilidade e alcance do seu  braço extensível resultam em dificuldades em manter o equilíbrio quando  o espaço entre carris é inferior a 1,5m. Eficiência na elaboração de esquemas eléctricos e de fluídos 
Estas  maravilhas da mecânica/hidráulica são projectadas por uma equipa de  onze desenhadores encabeçada pelo engenheiro Bernd Walch da PALFINGER em  Köstendorf, nos arredores de Salzburg. A parte mecânica é modelada  através de uma eficaz ferramenta 3D, enquanto que para as partes  eléctricas, pneumáticas e de fluídos são desenhadas recorrendo ao EPLAN  Electric P8 e EPLAN Fluid. “Apesar da sua complexidade, os equipamentos  electromecânicos são facilmente monitorizáveis, críticos são os limites  de altura e os bloqueios abrangentes, um verdadeiro desafio na  elaboração dos esquemas de fluídos”, explica Bernd Walch. O que não  surpreende tendo em conta que as acções de elevar, rodar e do não menos  importante telescópio múltiplo do braço extensível são produzidas por  quatro cilindros hidráulicos de vários tamanhos e feitios, sendo também  eles fabricados pela PALFINGER, o que a torna numa das principais  produtoras de cilindros hidráulicos.  Até 2001 na PALFINGER os  esquemas eléctricos eram elaborados pelo mesmo programa utilizado na  realização dos projectos mecânicos, com a desvantagem destes carecerem  de funções lógicas. “A partir de 2002 demos início à utilização do EPLAN  na elaboração de projectos nas áreas eléctrica e de fluídos através do  então sistema EPLAN 5 e desde 2007 trabalhamos com a nova geração de  software EPLAN Electric P8 e EPLAN Fluid”, relata Bernd Walch há 15 anos  desenhador na PALFINGER. 




