TJ Morris Ltd: How EPLAN delivered major efficiency gains for leading retailer
TJ Morris Ltd

Como é que o EPLAN proporcionou grandes ganhos de eficiência a um retalhista líder

Para facilitar um maior crescimento, a empresa está a automatizar todas as suas instalações de armazenamento e a otimizar os processos

A TJ Morris Ltd é a empresa-mãe da Home Bargains, um retalhista britânico com mais de 500 lojas. Na sequência de um aumento acentuado das vendas durante a pandemia, a empresa está a expandir a sua propriedade, abrindo novas lojas e melhorando as vendas nas filiais existentes. Para facilitar um maior crescimento, a empresa está a automatizar todas as suas instalações de armazenamento e a otimizar os processos para garantir que continua a entregar diariamente as melhores marcas em cada loja, a preços baixos.

Tendo utilizado o EPLAN Electric P8 durante vários anos, a empresa investiu em mais soluções EPLAN para apoiar esta expansão, com benefícios adicionais para a empresa que rapidamente se tornaram evidentes, incluindo poupanças substanciais de tempo/custos.

Os investimentos num conjunto de software e serviços EPLAN deram à TJ Morris a oportunidade de padronizar as práticas de trabalho em toda a sua base de fornecedores, melhorar a qualidade dos seus projetos elétricos e permitir que o design se realize dentro da empresa, tudo isto assegurando uma melhor entrega do projeto.

 

Resumo do projeto

Desafios

  • Padronização. Os projetos elétricos dos fornecedores variavam tanto em termos de qualidade como de formato, o que indica a necessidade de estabelecer normas de trabalho dos fornecedores para uma entrega consistente e para poupar tempo (por exemplo, na deteção de avarias).

  • Poupança de tempo. A verificação manual de esquemas de diferentes fornecedores era propensa a erros e exigia muita mão de obra.

  • Poupança de custos. Reduzir os custos de pessoal e evitar qualquer tempo de inatividade da empresa (por exemplo, durante a deteção de falhas) é vital para uma empresa de retalho renovada e em rápida evolução.

  • Manutenção. As discrepâncias nos esquemas elétricos criados por diferentes fornecedores estavam a causar problemas de manutenção (verificação de avarias, etc.).


Soluções

  • EPLAN Pro Panel - gera modelos de sistemas elétricos em 3D, criando um gémeo digital como base para a produção de painéis

  • EPLAN Data Portal - com mais de 1 milhão de peças e 3 milhões de peças configuráveis dos catálogos de produtos de mais de 340 fabricantes mundiais (catálogos de produtos para componentes mecânicos, elétricos, pneumáticos e fluidos)

  • Padronização. Define as expectativas de entrega e de fluxo de trabalho no âmbito do processo de conceção, garantindo que os princípios e as práticas de trabalho de toda a empresa estão alinhados com a atividade e os fornecedores

  • Formação. A equipa participou em numerosos cursos de formação e o Chefe de Engenharia e Instalações também concluiu a qualificação EPLAN Certified Engineer através da Universidade de Colónia.

  • Suporte. Um serviço de apoio global para os utilizadores de software, que também dá acesso a atualizações anuais, incluindo as versões mais recentes do software.

 

Implementação do EPLAN: Um processo faseado

Com mais de 500 lojas, a empresa é um retalhista em crescimento, com uma rápida rotação de stocks; um ambiente em que tempo é definitivamente dinheiro. A sua proposta de valor - oferecer marcas de topo a preços muito baixos - ajudou a impulsionar um aumento de 13% no volume de negócios para 2,8 mil milhões de libras em 2020; níveis nunca vistos desde que abriu as suas portas pela primeira vez em 1976. "É o melhor e mais movimentado ano de sempre", afirma Matthew Mercer, Diretor de Engenharia e Instalações.

Para facilitar um maior crescimento, a empresa tem estado a automatizar todas as suas instalações de armazenamento. Até este momento, os seus engenheiros tinham sempre confiado em subcontratantes externos e gestores de projetos para os seus esquemas elétricos. Este processo de subcontratação de esquemas era dispendioso e inconsistente, com os engenheiros da TJ Morris a debaterem-se com projetos que variavam em termos de qualidade, dependendo do fornecedor. Estes eram propensos a erros, o que causava problemas na implementação e, mais tarde, na manutenção contínua.

A empresa já era cliente EPLAN, mas a sua decisão de adquirir mais soluções de software e serviços EPLAN foi motivada pela sua necessidade de:

  • padronizar as práticas de trabalho em toda a sua base de fornecedores

  • conseguir uma maior poupança de tempo e de custos para a empresa


No que foi descrito por Rob Garfoot, Gestor Regional de Vendas da EPLAN, como "um programa faseado e muito bem planeado", a empresa implementou a normalização, atualizou para o EPLAN Pro Panel e o EPLAN Fluid, seguido de formação do pessoal. Este investimento numa gama de soluções EPLAN não só melhorou as práticas de trabalho com os fornecedores, como também significou que os engenheiros da empresa podem agora criar os seus próprios esquemas elétricos. Podendo então atualizar facilmente estes esquemas quando fazem modificações nas máquinas.


Vantagens da padronização EPLAN

O objetivo da padronização EPLAN é definir o fluxo de trabalho dentro de um processo de design, esclarecendo os princípios de toda a empresa para garantir a implementação eficiente de um projeto. A normalização permite que os clientes EPLAN estabeleçam parcerias mais eficazes com os seus fornecedores ou clientes, alinhando recursos, esquemas de documentos e metodologias de trabalho. O resultado é, inevitavelmente, uma melhor produtividade, qualidade de projeto e documentação consistente.

Os fornecedores têm agora de apresentar esquemas padronizados EPLAN, o que significa que são dispostos de forma idêntica - tornando a aprovação do projeto mais rápida e fácil. O EPLAN também gera e transfere todas as informações necessárias para as compras, bem como para a produção, e gera automaticamente relatórios, incluindo listas de materiais, esquemas de cabos e listas de peças.

Construção de painéis mais rápida

A introdução do EPLAN Pro Panel significa que os engenheiros da TJ Morris estão agora a conceber os seus próprios armários num ambiente 3D, ajudando a reduzir o tempo necessário para levar um projeto a bom termo. Como parte do processo, o EPLAN Pro Panel executa verificações virtuais do projeto (em vez de tarefas manuais laboriosas), pelo que quaisquer problemas, como ligações incorretas, podem ser facilmente identificados e retificados antes de os planos serem assinados.

Com o design interno, já não é necessário imprimir os projetos e enviar os comentários aos fornecedores num processo de aprovação moroso; algo que costumava envolver a contratação de consultores externos. Em vez disso, os engenheiros da TJ Morris têm agora a confiança necessária para supervisionar eles próprios o processo. Em suma, o EPLAN Pro Panel ajudou a empresa a desenvolver capacidades internas e permitiu grandes poupanças através da redução das taxas de gestão de projetos.


EPLAN Data Portal & Rittal RiPanel

A TJ Morris utiliza normalmente os armários Rittal VX25 como armário de eleição, até porque a Rittal tem atualmente mais de 6.930 itens no EPLAN Data Portal, mas também estão prontamente disponíveis no configurador RiPanel da Rittal, que está diretamente ligado a partir do EPLAN para a configuração de sistemas de armários e acessórios.

"As macros já estão no EPLAN e muitas informações sobre fornecedores e peças estão contidas no EDP, o que poupa tempo à equipa", diz Matthew. "Não temos de ser nós a criar a base de dados de peças e a encomenda é um processo simples, que envolve simplesmente a exportação da lista de peças. Retiramos as especificações do armário do RiPanel e completamos o design no EPLAN. É realmente um processo simples e, assim que um painel é concebido, exportamos e enviamos a especificação do armário diretamente para a Rittal para fixação de preços. Em suma, o EPLAN poupa-nos muito tempo."


Principais benefícios do EPLAN

O investimento em soluções EPLAN significa que os engenheiros da TJ Morris têm agora uma base sólida para a expansão futura. E com o número de armazéns previsto para duplicar até 2025, o foco passou agora a ser a expansão do programa de construção de armários. Matthew aconselha: "Quando comprámos o EPLAN pela primeira vez, era para pequenas modificações de equipamento, mas depois de termos feito a formação e implementado mais soluções, podemos ver o quão poderosa é a ferramenta."

"Num armazém automatizado, qualquer tempo de inatividade pode afetar seriamente o negócio, especialmente porque cada uma das nossas lojas no Reino Unido precisa de uma entrega diária. Num ambiente tão dinâmico, necessitamos de práticas de trabalho otimizadas. Ao utilizar o EPLAN, estamos a reduzir o tempo de deteção de falhas, o que tem tido um impacto positivo na continuidade do negócio e nos custos operacionais. "A formação está bem construída e fiquei muito impressionado com a rapidez e qualidade da resposta do serviço de apoio da EPLAN durante o processo de transição."

Rob Garfoot, diretor regional de vendas da EPLAN, conclui: "Isto mostra o quanto se pode conseguir quando se faz uma parceria com a empresa certa e se está motivado para a mudança."