A educação americana de alto nível une-se à tecnologia europeia de ponta para desenvolver o futuro da indústria

Purdue, Rittal e EPLAN anunciam um acordo estratégico para o fabrico inteligente e a formação em engenharia.

A Universidade de Purdue e a Rittal e a EPLAN, empresas irmãs e líderes mundiais em soluções de engenharia industrial, engenharia elétrica e automação, anunciaram um importante acordo estratégico. Esta colaboração, com duração de cinco anos, centra-se no Instituto Politécnico de Purdue e foi oficialmente selada na feira da Rockwell Automation realizada em Chicago, em novembro. A Purdue junta-se à Rittal + EPLAN Partner Network como parceira de investigação, com foco no desenvolvimento de programas avançados de formação em manufatura inteligente, com o objetivo de preparar os estudantes para a próxima revolução industrial.

A Purdue abrirá dois laboratórios especializados no seu campus para este projeto: o EPLAN Electrical Engineering Technology Projects Lab e o Rittal Automation Systems Lab. Neles, os estudantes poderão realizar estudos e adquirir experiência prática em processos baseados em dados sobre engenharia de instalações, montagem de cabos e cablagem. Esta colaboração proporcionará aos alunos e professores da Purdue um acesso sem precedentes a um ecossistema integrado de hardware e software que está na vanguarda dos setores de automação e fabricação.

Este amplo acordo também inclui programas de bolsas de estudo, contratos de estágio e iniciativas conjuntas de investigação e desenvolvimento, que poderão ser estendidos à rede da Escola Secundária Politécnica da Purdue. A cooperação também inclui um número significativo de licenças de software da EPLAN para estudantes, bem como outros investimentos da Rittal e da EPLAN.

«A Purdue Polytechnic sempre procurou preparar as novas gerações para indústrias impulsionadas pela tecnologia e esta aliança representa perfeitamente esse objetivo», afirmou Daniel Castro, reitor da Purdue Polytechnic. «A integração das soluções de primeira linha da Rittal e da EPLAN no nosso plano de estudos permite-nos ir além da teoria, uma vez que os estudantes desenvolverão as competências práticas e o domínio da tecnologia de que necessitam para liderar.» 

Este acordo é benéfico para ambas as partes, pois estabelecerá uma ligação direta entre talentos qualificados para a indústria, permitindo que os estudantes tenham acesso às tecnologias utilizadas pelas principais empresas em todo o mundo. Os estudantes da Purdue adquirirão experiência prática com a Plataforma EPLANpara o design de engenharia elétrica através de uma abordagem baseada em dados relacionada com sistemas de automação e os invólucros do sistema Rittal, garantindo que os futuros líderes destes setores estejam preparados para a indústria desde o primeiro dia.

Para a Rittal e a EPLAN, este acordo representa um investimento significativo no futuro da mão de obra nos EUA e uma oportunidade para colaborar em investigação inovadora. Ambas as empresas, que fazem parte do Friedhelm Loh Group, sempre estiveram ligadas ao campo da ciência e da educação na Europa, um modelo que agora desejam levar para os EUA.

«A tradição da Purdue Polytechnic de preparar os seus alunos para obterem resultados imediatos na indústria torna-a ideal para nós», afirmou Sebastian Seitz, CEO da EPLAN. «A Purdue continuará a consolidar a sua excelente reputação através da cooperação com as principais empresas industriais, enquanto a Rittal e a EPLAN esperam conseguir um enorme impulso na investigação e educação de ponta. Os alunos da Purdue serão os engenheiros que trarão conceitos avançados para a economia americana, aplicando seus conhecimentos para impulsionar a próxima onda de inovação industrial. Temos orgulho de investir no talento que fará o mundo avançar."

“A economia americana tem uma enorme oportunidade de crescimento”, afirmou Seitz. “Um profundo conhecimento da automação baseada em dados de alta qualidade desde o início é essencial para aproveitar esse crescimento, especialmente quando se leva em conta a escassez de pessoal qualificado. Esse conhecimento constitui a base para o próximo nível: a criação de valor real com aIA industrial. O objetivo deste acordo é estabelecer essas bases.”

A colaboração já está a oferecer oportunidades tangíveis para os estudantes. Os alunos da Purdue desenvolveram um projeto final que foi apresentado no outono passado na área de inovação da feira Rockwell Automation. A Rittal e a EPLAN patrocinaram o projeto e convidaram mais de 100 estudantes da Purdue para este evento internacional, com o objetivo de lhes proporcionar uma excelente oportunidade de entrar em contacto com responsáveis da indústria. Vários executivos da Rittal e da EPLAN irão juntar-se ao Conselho Consultivo do reitor da Purdue Polytechnic para consolidar o acordo.